O ex-governador de Santa Catarina Colombo Machado Salles, de 97 anos, foi internado no Imperial Hospital de Caridade, em Florianópolis, no final de semana. Ele é natural de Laguna. Segundo a esposa Dayse Salles, o político recebeu alta nesta segunda-feira (16). As causas da hospitalização não foram divulgadas.
A principal obra de Salles foi a segunda ponte de ligação entre a ilha de Santa Catarina e a região continental de Florianópolis. Na estrutura, que recebeu o nome do político, passam cerca de 120 mil veículos diariamente.
Colombo Machado Salles governou Santa Catarina entre 1971 e 1975. Engenheiro civil de formação, Salles foi alçado ao Executivo por conta de seu perfil técnico.
A gestão também foi marcada pelo Projeto Catarinense de Desenvolvimento (PCD), que teve como objetivo principal a integração regional de Santa Catarina.
Foram mais de 500 quilômetros de estradas e implantação de 85 mil linhas telefônicas. Ele também criou a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan).
Longe do poder, Colombo foi professor na Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc) até 1992, quando se aposentou.