O Centro Integrado de Gestão de Riscos e Desastres, o Cigerd, da Defesa Civil de Santa Catarina passou a operar no Nível 02 – Código Laranja – na tarde desta quinta-feira (5), em atendimento às ocorrências relacionadas às chuvas intensas.
A frente é formada pelas Secretarias de Proteção e Defesa Civil, Assistência Social, Administração Prisional e Saúde, além do Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar, Casan e Celesc.
Relatório da Defesa Civil
De acordo com o relatório mais recente da Defesa Civil, divulgado no início da noite desta quinta-feira (5), Santa Catarina tem 60 municípios afetados pelas chuvas.
São ocorrências, na grande maioria, de chuvas intensas, seguidas por deslizamentos, alagamentos, inundações, enxurradas, entre outras, como granizo e vendavais.
A Defesa Civil enviou itens de assistência humanitária aos municípios de São Bento do Sul e Erval Velho. Foram distribuídos kits de higiene, limpeza e colchões.
Um óbito
Quanto aos danos humanos provocados pelas fortes chuvas, Santa Catarina permanece com um óbito, registrado no município de Rio do Oeste.
Após tentar atravessar a correnteza em uma arrozeira de bicicleta, um homem perdeu o controle e caiu em uma vala, que estava cheia em decorrência das chuvas.
Em Timbó, uma criança ficou ferida depois que sua residência foi atingida por um deslizamento. Ela foi conduzida ao hospital e encontra-se estável.
Até o momento 17 municípios emitiram decretos de situação de emergência: Papanduva, Curitibanos, Canoinhas, Brunópolis, Laurentino, Campo Alegre, São Bento do Sul, Ibiam, Jaborá, Corupá, Presidente Getúlio, Frei Rogérrio, Itaiópolis, Monte Carlo, Erval Velho, Aurora e Mafra.
A Secretaria de Assistência Social, Mulher e Família (SAS) segue monitorando a situação das chuvas no estado e está orientando os municípios atingidos. No início da tarde desta quinta-feira, pelo menos 13 cidades de Santa Catarina já haviam aberto abrigos. A situação mais preocupante é no Alto Vale do Itajaí.
O município de Rio do Sul é o que possui neste momento mais pessoas desabrigadas. A cidade conta com oito abrigos onde estão 166 pessoas. Os números estão em constante atualização. Na região, as cidades de Lontras, Laurentino, Ituporanga, Presidente Getúlio e Rio do Oeste também já contam com abrigos para receber a população que teve que deixar suas casas devidos aos alagamentos.
Oktoberfest suspensa
A 38ª Oktoberfest Blumenau, considerada a festa mais alemã das Américas, foi suspensa em razão das chuvas volumosas que atingem o estado. A administração destacou que irá estender o calendário do evento, que agora vai terminar em 29 de outubro, uma semana após o cronograma inicial.
Antes das chuvas fortes, a expectativa da prefeitura era de mais de 600 mil pessoas visitando a festa.