Com mais agilidade em relação à Laguna, Pescaria Brava conheceu cerca de uma hora após a votação as candidatas eleitas para o novo mandato de quatro anos à frente do Conselho Tutelar. A votação ocorreu com muitas filas, sobretudo na escola de Barreiros. O pleito foi realizado, neste domingo, 1º, em todo o país.
As cinco eleitas são:
Letícia Silveira – 396 votos
Viviane Nunes – 324 votos
Daniela Claudino – 304 votos
Rosana de Souza – 217 votos
Meurli Jeremias – 174 votos
As quatro suplentes são:
Milena de Freitas – 143 votos
Cenilma Marcondes – 133 votos
Lídia Vieira – 118 votos
Rosângela Erhardt – 72 votos
Segundo o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, os conselheiros são também considerados lideranças comunitárias e isso justifica a eleição democrática por voto popular. Os eleitos devem ser ligados à comunidade que moram e atentos às violações para transformar a realidade das comunidades. O mandato das conselheiras tem duração de quatro anos e a posse ocorre no dia 10 de janeiro de 2024. Ainda cabe ao conselheiro:
Dar orientação, apoio e acompanhamento;
Acompanhar matrícula e frequência obrigatórias em estabelecimento de ensino, se necessário; Inclusão de crianças e adolescentes em serviços e programas oficiais ou comunitários de proteção, apoio e promoção da família, da criança e do adolescente. Pedido de tratamento médico, psicológico ou psiquiátrico, em regime hospitalar ou ambulatorial e a inclusão em programa oficial ou comunitário de auxílio, orientação e tratamento a alcoólatras e toxicômanos, dentre outras competências; Fiscalizar; Promover ações ligadas a prevenir e conscientizar.
Conheça o perfil das eleitas
Daniela Claudino é conselheira tutelar há cerca de dois anos e tem experiência de 22 anos de trabalho na área, sendo graduada em serviço social. Letícia Machado Silveira é formada em técnico de farmácia e graduanda em Enfermagem, área que lhe inspirou a buscar a atuação no setor social. Meurli Jeremias é psicóloga clínica e pós-graduanda em Abordagem Sistêmica. Tem experiência nas áreas educacional e social, além de ter escrito dois livros de contos. Rosana de Souza Santos Gonçalves é graduada em Pedagogia e pós em Educação Infantil, sendo professora da rede municipal na cidade de Capivari de Baixo. Viviane Silveira Nunes é conselheira tutelar há oito anos, possui ensino superior completo em Processos Gerenciais e concorre à reeleição.