Dois dias após sua aprovação, a lei que autoriza a prefeitura de Laguna a buscar contratação de empréstimo no valor de R$ 14 milhões, via Banco do Brasil, está em vigor. Assinada pelo prefeito Samir Ahmad (sem partido) na terça-feira, 19, em um dos últimos atos antes de sair de férias, a legislação foi publicada no Diário Oficial, desta quarta-feira, 20.
Sob críticas e divisora de opiniões, a lei foi aprovada por nove votos a três. Os votos favoráveis foram dados por Edi Goulart (PSD), Nádia Tasso Lima (União), Patrick Mattos (MDB), Rhoonening Rodrigues (PSDB), Anderson Silvera (PSDB), Jaleel Farias (PSDB), Luiz Otávio Pereira (União), Rodrigo Bento (PL) e Eduardo Carneiro (União). Os contrários por Gustavo Cypriano (União), Kleber Lopes (União) e Deise Cardoso (MDB), que tenta meios judiciais para barrar a legislação.
A prefeitura pediu nova autorização após não conseguir obter o valor de R$ 10 milhões junto ao programa Finisa, da Caixa Econômica Federal (CEF). Segundo justificativa anexada ao projeto, o valor foi elevado em razão da inflação, sem novas inserções de aplicação do recurso que seguem destinadas à pavimentação do primeiro trecho da Praia do Sol, do acesso à Itapirubá, da rua José Antônio Pedro e Giocondo Tasso, em Caputera e Cabeçuda.