Morreu, na segunda-feira, 18, em Tubarão, o ex-presidente do clube União Operária, Gercino Pacheco Bonifácio. Ele tinha 83 anos e era mais conhecido como Gelson da Lavanderia, em referência ao empreendimento que mantinha em conjunto com familiares, no Magalhães.
Natural de Laguna, Bonifácio era filho do casal Maria Evangelista e Martinho Bonifácio. Integrou a Sociedade Musical União dos Artistas e o conjunto de jazz Paramount, responsável por brilhar no palco carnavalesco dos clubes Blondin e Congresso, nos anos de 1970 e 1980.
Presidiu a União Operária na década de 1980 e também contribuiu como colaborador do antigo Laguna Esporte Clube (LEC). Com atuação no Carnaval, chegou a ser presidente de escola de samba e foi proprietário do Bar Grutinha, no Centro Histórico.
Em 2005 foi reconhecido com o prêmio de honra ao mérito dentre as principais lavanderias do estado e em 2010 foi um dos vinte homenageados pelo Movimento Negro de Laguna com troféu em reverência à sua contribuição social.
Segundo a família, o velório ocorre na Sala Mortuária São Paulo, da Casa Funerária Gomsan, com o cortejo fúnebre saindo às 16h, desta terça-feira, 19, para o Cemitério da Cruz.