Tubarão já registrou 24.763 infrações de trânsito neste ano. A maioria delas por excesso de velocidade, segundo dados do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/SC).
Mais de 10 mil multas foram aplicadas a motoristas que transitaram em velocidade superior à máxima permitida em até 20%.
Ainda segundo o Detran, 3.160 condutores foram flagrados sem cinto de segurança e 432 estavam manuseando o celular enquanto dirigiam.
Os meses deste ano em que mais infrações foram flagradas em Tubarão são junho (4.774) e julho (4.740).
Para conscientizar os motoristas, segue até a próxima segunda-feira a Semana Nacional de Trânsito, instituída pelo Código de Trânsito Brasileiro. Neste ano, o tema da campanha é “No trânsito, escolha a vida!”.
A campanha aborda a importância do uso do cinto de segurança, da atenção ao trânsito com atitudes que podem diminuir os riscos, como não usar o celular, manter distância de segurança dos demais veículos, prestar atenção à sinalização, entre outras.
Dados como os acidentes de trânsito também serão usados para ilustrar a campanha. Somente em 2022, foram registradas 203.204 ocorrências que resultaram em 2.097 mortes no Estado.
De janeiro até o dia 15 de setembro deste ano, foram 138.298 sinistros, com o registro de 1.031 mortes. Os dados são do Detran/SC, da Polícia Rodoviária Federal e do Renaest (Registro Nacional de Acidentes e Estatísticas de Trânsito).