noticias Seja bem vindo ao nosso site REDE DE COMUNICAÇÃO SUL BRASIL !

Geral

Sobrevoo vai monitorar baleias-francas no sul do país no auge da temporada

A novidade neste ano é a parceria entre o Porto de Imbituba e o Instituto Australis

Publicada em 16/09/23 às 14:56h - 27 visualizações

REDE DE COMUNICAÇÃO SUL BRASIL


Compartilhe
Compartilhar a noticia Sobrevoo vai monitorar baleias-francas no sul do país no auge da temporada  Compartilhar a noticia Sobrevoo vai monitorar baleias-francas no sul do país no auge da temporada  Compartilhar a noticia Sobrevoo vai monitorar baleias-francas no sul do país no auge da temporada

Link da Notícia:

Sobrevoo vai monitorar baleias-francas no sul do país no auge da temporada
 (Foto: REDE DE COMUNICAÇÃO SUL BRASIL )

A temporada de baleias-francas no litoral brasileiro está no seu pico de avistagens, em especial no sul do país, e está sendo marcada por um sobrevoo estendido que vai contabilizar a quantidade dessas gigantes que visitam a nossa costa. Nesta sexta-feira (15), começou a empreitada que compreenderá o monitoramento aéreo para censo e registro fotográfico, iniciando em Florianópolis (SC), e seguindo pela costa sul até o Chuí (RS). A previsão é de que o sobrevoo termine na próxima segunda-feira (18). 

As baleias-francas procuram o litoral brasileiro nesta época do ano porque encontram enseadas protegidas, calmas e com temperaturas amenas para o nascimento de seus filhotes, o que minimiza o estresse térmico dos filhotes (na Antártica as águas são frias demais para os recém nascidos) e são livres de predadores, como orcas e tubarões.

A novidade neste ano é a parceria entre o Porto de Imbituba e o Instituto Australis, onde há a união dos esforços para executar um sobrevoo estendido e tentar contabilizar o máximo de baleias-francas que podem estar no litoral sul brasileiro neste momento. 

O monitoramento aéreo conta, também, com apoio logístico por terra para a equipe de pesquisadores que estará a bordo do helicóptero.

A espécie baleia-franca foi intensamente caçada até meados do século XX, sendo em Imbituba a última armação baleeira a ser fechada, e onde hoje está localizado o principal centro de pesquisa da espécie e também o Porto de Imbituba, que mantém programa específico para conservação das baleias-francas, conciliando com a continuidade das operações portuárias de forma sustentável para essas ilustres visitantes.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 48996692153

Visitas: 259287
Usuários Online: 342
Copyright (c) 2024 - REDE DE COMUNICAÇÃO SUL BRASIL - O RD Notícias, ao longo dos últimos três anos, preparou-se para levar até você, com muito mais eficiência e agilidade, as principais notícias que acontecem em nossa região, no estado, no Brasil e no mundo.
Converse conosco pelo Whatsapp!