A prefeitura de Laguna abriu um inquérito administrativo para apurar pagamentos de pensão por aposentadoria para uma ex-servidora do poder público. Os valores foram depositados mesmo após o falecimento da mulher.
Segundo a secretária Cláudia Bonazza, da Administração, Fazenda e Serviços Públicos, ainda está sendo levantado o tempo em que ocorreram os pagamentos. “Abrimos este inquérito para apurar as responsabilidades e cobrar o ressarcimento. O erário público não pode ser prejudicado em razão de um erro”, comenta.
A falha foi detectada no processo de revisão da base de dados interna da prefeitura após mudança dos sistemas de gerenciamento administrativo. “Assim que a responsabilidade for apurada, vamos cobrar a quem de direito a recuperação dos valores pagos indevidamente”, diz.
A portaria publicada no Diário Oficial, na terça-feira, 12, a comissão será formada por três servidores e terá 30 dias para apresentar relatório conclusivo sobre o ocorrido, podendo o prazo ser prorrogado. O trio vai ter acesso a toda documentação necessária à elucidação dos fatos e deverá colher depoimentos e tomar todas as medidas que entender pertinentes.