Em atualização | O secretário de Saúde de Imbituba, Emanoel Matos, teve cedido o espaço para falar na tribuna da Câmara de Vereadores de Laguna, na sessão da noite desta segunda-feira, 28. A vinda do gestor da cidade vizinha foi com objetivo de rebater a nota de repúdio aprovada semana passada em relação à maneira como aquele município agiu no caso de uma égua ferida às margens da BR-101.
“Minha imagem foi desgastada por uma situação midiática”, lamentou o gestor na tribuna. Matos reforçou mais uma vez a versão que foi apresentada em entrevista a Agora Laguna na última semana e revelou ter sofrido ameaças após a divulgação do caso em redes sociais.
A moção de repúdio também foi endereçada à CCR ViaCosteira e recebeu classificação como “erro” pelo secretário imbitubense. Em pronunciamento na tribuna, a vereadora Nádia Tasso (União), protetora animal e autora da manifestação, se defendeu: “Tentamos ajudar a égua […] Jamais induziria ao erro nem me passou pela cabeça prejudicar alguém, apenas tentar ajudar o animal”.
Matos anunciou que pretende entrar na justiça com uma ação por danos morais em razão do ocorrido. A égua, que recebeu o nome Vitória, foi transportada no sábado, 19, para o sítio de uma protetora e morreu no dia seguinte.
Procurada novamente, a CCR ViaCosteira reforçou seu posicionamento. “A CCR ViaCosteira esclarece que no último dia 18/08 foi informada da presença de animal às margens da BR-101 Sul/SC na região de Imbituba. A equipe de inspeção de tráfego deslocou até o local e constatou que ele estava na presença de seu tutor e fora da faixa de domínio da rodovia”, diz a nota da empresa.
O secretário Dener Vieira não retorna os contatos do Portal desde maio de 2023. A reportagem tentou nova manifestação, mas sem retorno.
Fonte: Agora Laguna