O Cine Teatro Mussi passará a ser aberto para visitação, a partir do próximo dia 30, entre 9h e 19h. Segundo a Fundação Lagunense de Cultura (FLC), a ideia é aproveitar o espaço também como área museológica e não apenas como palco cultural. Em dezembro, o local completa 73 anos de inauguração.
De acordo com Vanere Almeida, presidente da FLC, será possível adquirir um passaporte que também dará direito à visitação da Casa de Anita e do Museu Histórico. O valor planejado é R$ 25 e será cobrado apenas de turistas.
No piso superior do edifício, ainda estão preservados os dois projetores movidos a carvão, originais da década de 1950, além de alguns objetos que remetem à história do local. Futuramente, a autarquia, que gere o Mussi desde 2021, pretende expor também cartazes e outros materiais impressos que compuseram a trajetória do edifício.
Cine Mussi
Construído no final dos anos 1940, o Cine Teatro Mussi foi inaugurado em 17 de dezembro de 1950, com a exibição do filme A valsa do imperador, cujas sessões ficaram lotadas para a surpresa dos irmão Mussi, idealizadores da estrutura. O cinema ficou ativo até 1992, quando foi fechado. O prédio também já serviu como sede para órgãos públicos e até mesmo uma igreja. Em 2009, foi adquirido pelo governo federal e submetido à uma reforma e restauração, festivamente entregue em dezembro de 2014.