Todos os controladores de velocidade (radares fixos), localizados no trecho Sul da BR-101 de Santa Catarina, estão ativados. Apesar de não ter sido divulgado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) e pela concessionária CCR ViaCosteira, empresa que administra o trecho, todos os 42 radares já estão em funcionamento e multando quem ultrapassa o limite de velocidade (110 km/h).
A reportagem entrou em contato com a PRF, que informou que os aparelhos que ainda não tinham sido ativados entraram em operação no dia 15 de junho. “Os radares em operação ficam do Km 244 até Km 460, na divisa com o Rio Grande do Sul. É um período ainda de testes e eventualmente algumas correções podem ser feitas, não descartamos essa necessidade. Apesar disso, em tese, as infrações que forem flagradas desde o dia 15 serão geradas multas para esses motoristas”, informa o Inspetor Alexandre Castilho, da Equipe de Comunicação Social da PRF em Santa Catarina.
Todos aprovados
Em consulta no site do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), foi possível identificar que o instituto verificou e aprovou todos os radares durante os meses de janeiro, fevereiro, março e abril. Em 29 de dezembro de 2022, a CRR e a PRF informaram que os radares de Paulo Lopes, Laguna, Capivari de baixo, Tubarão e Jaguaruna entrariam em operação no dia 30 do mesmo mês. Esses equipamentos ficaram mais de um ano em fase de testes e em caráter educativo para os motoristas. Todos foram aferidos pelo Inmetro. Já os outros 33 aparelhos restantes instalados no trecho Sul da BR-101 estavam aguardando a aferição para serem ativados, sem data prevista para entrar em atividade.
Questionada, a CCR emitiu uma nota afirmando que a operação dos equipamentos é de responsabilidade da PRF. “Passaremos a realizar a manutenção dos mesmos conforme previsto no contrato de concessão”, diz o documento.