Após a possível aprovação da liberação do espectro, as operadoras poderão decidir sobre a implementação da rede 5G nas cidades contempladas. Em março, a região de Criciúma teve seu espectro liberado e, recentemente, a Vivo já licenciou duas estações-base para operar a tecnologia. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Giovani Bernardo, destacou que a telefonia móvel com 5G deve entrar em operação em Tubarão ainda neste semestre, ressaltando o potencial também para iniciativas empresariais com o uso da nova tecnologia no Centro de Inovação local.
A cidade de Tubarão e outras localidades catarinenses aguardam com expectativa o resultado da reunião do GAISPI, que pode impulsionar o avanço tecnológico e a conectividade da região, beneficiando tanto a população em geral quanto o desenvolvimento de negócios e inovação.
O que muda?
O 5G pode ser 100 vezes mais rápido que o 4G. A velocidade do 4G em boas condições é de 100MBps, enquanto o 5G pode chegar a velocidade entre 1 e 10 Gbps. Isso acontece devido à quinta geração de internet levar mais dados e conseguir operar com ondas menores.