noticias Seja bem vindo ao nosso site REDE DE COMUNICAÇÃO SUL BRASIL !

Geral

12 municípios de SC não investiram o mínimo em educação por dois anos, diz TCE

Segundo o TCE, pandemia flexibilizou investimentos na educação em 2020 e 2021, mas não desobrigou prefeituras de fazerem recomposição

Publicada em 06/07/23 às 15:29h - 31 visualizações

REDE DE COMUNICAÇÃO SUL BRASIL


Compartilhe
Compartilhar a noticia 12 municípios de SC não investiram o mínimo em educação por dois anos, diz TCE  Compartilhar a noticia 12 municípios de SC não investiram o mínimo em educação por dois anos, diz TCE  Compartilhar a noticia 12 municípios de SC não investiram o mínimo em educação por dois anos, diz TCE

Link da Notícia:

12 municípios de SC não investiram o mínimo em educação por dois anos, diz TCE
 (Foto: REDE DE COMUNICAÇÃO SUL BRASIL )

Doze municípios de Santa Catarina foram alertados pelo TCE-SC (Tribunal de Contas do Estado) para complementar investimentos mínimos de 25% na educação que deveriam ter sido aplicados em 2020 e 2021. De acordo com o órgão, os valores deverão ser repostos até 2023. A recomendação foi enviada aos seguintes municípios em 26 de junho:

Balneário Arroio do Silva

Chapecó

Herval d’Oeste

Jaguaruna

Joinville

Laguna

Major Vieira

Maracajá

Orleans

Otacílio Costa

Passo de Torres

Urubici

Segundo o TCE, a Emenda Constitucional 119/2022, publicada em abril de 2022, flexibilizou a obrigação do pagamento. Com isso, o fato de o valor não ter sido investido entre 2020 e 2021 não implica em irregularidade, já que o período foi o auge da pandemia da covid-19.

Apesar disso, de acordo com o documento enviado pelo presidente do TCE-SC, o conselheiro Herneus De Nadal, a pandemia de covid-19 flexibilizou, mas não desobrigou o investimento mínimo de 25% na educação. Procurados pelo ND+, quatro municípios responderam aos pedidos de posicionamento. A reportagem não conseguiu contato com as prefeituras de Herval D’Oeste, Orleans, Passo de Torres e Otacílio Costa.

O que dizem os municípios

Joinville
            Conforme a prefeitura de Joinville, o “TCE está apenas reforçando uma informação que já era conhecida. Os investimentos, inclusive, já estão sendo realizados para que possamos atingir o recomendado”.

Chapecó
            De acordo com a prefeitura de Chapecó, “até o final de 2023 o município vai aplicar esse valor acima dos 25%”, conforme permite a Emenda Constitucional.

Laguna
            Segundo a prefeitura de Laguna, a diferença já foi resposta em 2022, “em volume superior para fazer a complementação dos 25%”. De acordo com a administração. em 2021 foram investidos 23,24%, e no ano seguinte, o investimento atingiu 28,28%.

Urubici
            Conforme a secretária da Educação, Rosilene Abreu, o déficit já foi reposto em 2022, o município prestou contas e respondeu o TCE.

Major Vieira

            Segundo a comunicação de Major Vieira, ainda não há informação sobre o assunto.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 48996692153

Visitas: 238573
Usuários Online: 586
Copyright (c) 2024 - REDE DE COMUNICAÇÃO SUL BRASIL - O RD Notícias, ao longo dos últimos três anos, preparou-se para levar até você, com muito mais eficiência e agilidade, as principais notícias que acontecem em nossa região, no estado, no Brasil e no mundo.
Converse conosco pelo Whatsapp!