Nos últimos dias, muitas pessoas têm reclamado do tempo de espera para atendimento médico no setor de Emergência do Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC), em Tubarão.
Foi relatado recentemente, que uma idosa de 73 anos precisou aguardar quase 10 horas para ser internada, enquanto outros 60 pacientes aguardavam atendimento no setor. Em resposta aos questionamentos da reportagem, a assessoria de comunicação da unidade confirmou a alta demanda registrada nos últimos meses. Em 2022, a média mensal de atendimentos era de 5.437 pacientes. Neste ano, até abril, essa média já ultrapassava 8 mil. Ainda segundo a instituição, pelo menos 60% desses pacientes poderiam ter procurado uma Unidade Básica de Saúde, pois eram casos considerados de baixo risco. “O HNSC é um hospital de alta complexidade, onde a emergência tem que atender casos de urgência e emergência. É justamente essa procura de baixa complexidade que causa a superlotação e compromete a qualidade do atendimento às pessoas que precisam”, destacou a comunicação do hospital. Uma das alternativas para solucionar o impasse no Conceição – além da conscientização popular – seria a abertura da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) construída na margem esquerda da Cidade Azul. Porém, conforme o diretor-presidente da Fundação Municipal de Saúde, Daisson Trevisol, não há previsão para isso acontecer. “O prédio está quase pronto e o mobiliário já está encaminhado para licitação, mas estamos buscando recursos para equipar a unidade. Precisamos de R$ 4 milhões. Já pedimos ao Governo do Estado ano passado, mas foi negado. Neste ano, pedimos novamente, mas foi dito que não é possível no momento e que vão avaliar a possibilidade nos próximos meses”, explicou.
Jornada de trabalho dos colaboradores A redação também questionou sobre as condições de trabalho dos profissionais, já que algumas reclamações sobre o assunto também não são incomuns. De acordo com o que foi respondido, o Hospital Nossa Senhora da Conceição atende “[…] muito além da capacidade contratada, e a emergência é um dos setores que mais sobrecarrega o sistema. Problema que poderia ser resolvido com as medidas já citadas”, disse a unidade. Ainda conforme a unidade da Rede Santa Catarina, todos os colaboradores possuem salários e benefícios proporcionais para a função exercida. Alguns dos benefícios, porém, são ofertados após o período de experiência (três meses). Entre os benefícios, estão vale-transporte, vale-alimentação, refeitório com almoço ao preço de R$ 1,50 + lanche gratuito, plano de saúde e plano odontológico, seguro de vida, cartão Útil Card e incentivo de bolsas para cursos técnicos e universidade.