A equipe do ProFRANCA/Instituto Australis foi informada pela Polícia Ambiental de Laguna sobre o encalhe de uma baleia, já morta, no Balneário Figueirinha, em Jaguaruna, no sul da Area de Proteção Ambiental da Baleia Franca. O Protocolo de Encalhes da Área de Proteção Ambiental (APA) da Baleia Franca/ICMBio foi acionado, para verificar a ocorrência.
De acordo com Camila Morais, bióloga do projeto ProFRANCA, que conta com patrocínio Petrobras, trata-se de uma baleia da espécie bryde – uma fêmea juvenil com 5,2 metros de comprimento. O animal não apresentava marcas aparentes que pudessem indicar a causa do encalhe. A ocorrência da espécie não é comum no litoral catarinense, como as baleias-francas, mas a espécie já foi avistada durante os sobrevoos realizados pelo ProFRANCA, sediado em Imbituba.
A prefeitura de Jaguaruna foi acionada para realizar a remoção e destinação correta da carcaça. Participaram desta ação o ProFRANCA/Instituto Australis, a Unesc e a Polícia Militar Ambiental de Laguna.