noticias Seja bem vindo ao nosso site REDE DE COMUNICAÇÃO SUL BRASIL !

Geral

Laguna tem um paciente contaminado e cinco focos do mosquito da dengue

Na cidade vizinha, Pescaria Brava, o panorama não teve alteração. O município teve dois casos confirmados e um foco de presença do vetor de transmissão.

Publicada em 01/06/23 às 07:38h - 43 visualizações

REDE DE COMUNICAÇÃO SUL BRASIL


Compartilhe
Compartilhar a noticia Laguna tem um paciente contaminado e cinco focos do mosquito da dengue  Compartilhar a noticia Laguna tem um paciente contaminado e cinco focos do mosquito da dengue  Compartilhar a noticia Laguna tem um paciente contaminado e cinco focos do mosquito da dengue

Link da Notícia:

Laguna tem um paciente contaminado e cinco focos do mosquito da dengue
 (Foto: REDE DE COMUNICAÇÃO SUL BRASIL )

Divulgado na terça-feira, 30, o mais recente boletim epidemiológico da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) de Santa Catarina traz a informação que Laguna confirmou o primeiro caso de contaminação por dengue e já soma cinco focos de presença do mosquito Aedes aegypti.

O documento divulgado pelo Estado não informa os bairros em que ocorreram as confirmações. Na cidade vizinha, Pescaria Brava, o panorama não teve alteração. O município teve dois casos confirmados e um foco de presença do vetor de transmissão.

A dengue se trata de um doença infecciosa febril causada por um arbovírus, sendo um dos principais problemas de saúde pública no mundo. Ela é transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti infectada. Os sintomas da dengue são: febre, cefaleia, mialgias, artralgias, dor retro-orbital. Podem ocorrer, também, náuseas, vômitos e manchas vermelhas na pele. Em algumas pessoas, a doença pode evoluir para formas graves, apresentando manifestações hemorrágicas.

A orientação é que pessoas que estiveram, nos últimos 14 dias, numa cidade com presença do Aedes aegypti ou com transmissão da dengue e apresentarem os sintomas citados devem procurar uma unidade de saúde para avaliação.

Dicas para combater a doença

  • Evite usar pratos nos vasos de plantas. Se usar, coloque areia até a borda;
  • Guarde garrafas com o gargalo virado para baixo;
  • Mantenha lixeiras tampadas;
  • Deixe os tanques utilizados para armazenar água sempre vedados, sem qualquer abertura, principalmente as caixas d’água;
  • Trate a água da piscina com cloro e limpe-a uma vez por semana;
  • Mantenha ralos fechados e desentupidos;
  • Lave com escova os potes de comida e de água dos animais, no mínimo uma vez por semana;
  • Retire a água acumulada em lajes;
  • Limpe as calhas, evitado que galhos ou outros objetos não permitam o escoamento adequado da água;
  • Dê descarga, no mínimo uma vez por semana, em vasos sanitários pouco usados e mantenha a tampa sempre fechada;
  • Evite acumular entulho, pois podem se tornar criadouros do mosquito.



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 48996692153

Visitas: 261918
Usuários Online: 1780
Copyright (c) 2024 - REDE DE COMUNICAÇÃO SUL BRASIL - O RD Notícias, ao longo dos últimos três anos, preparou-se para levar até você, com muito mais eficiência e agilidade, as principais notícias que acontecem em nossa região, no estado, no Brasil e no mundo.
Converse conosco pelo Whatsapp!