Uma das buscas mais incessantes do Tigre, desde o início da temporada, é por jogadores que atuem no ataque e pelos lados do campo. Os conhecidos “jogadores de beiradas”. O mais recente reforço para a posição é o atacante Allano. Ex-atleta do Goiás, ele chega para ser alternativa para o técnico Cláudio Tencati. “Vim para ajudar, primeiramente. Claro que o professor optando pela profundidade, eu tenho esse tipo de característica. Eu gosto de atacar sempre a última linha do adversário, gosto de estar sempre perto do gol e sempre procuro desempenhar o melhor papel dentro de campo”, diz.
Allano Brendon de Souza Lima atuou pelo Esmeraldino em 2023. Ele completou 29 anos ontem e passou também por Santa Clara, de Portugal, CSA, Ventforet Kofu, do Japão, Bursaspor, da Turquia e Estoril, de Portugal. Em 2015 e 2016, o jogador esteve no Cruzeiro e no Bahia, quando disputou a Série A do Brasileirão. “Joguei pelo Cruzeiro, ainda bastante jovem, onde pude fazer boas partidas. Logo a seguir fui para o Bahia e a vida continuou… A Série A é muito difícil. Cada jogo, fora de casa, temos que brigar ao máximo para buscar pontos. E procurar pontuar muito na nossa casa. Assim, podemos concluir os nossos objetivos no ano”, destaca.
O atacante tem pouco mais de 20 gols em toda a carreira. Ele atribui o fato por ter jogado em posições que o deixavam longe do gol, nos clubes em que passou. “O gol, eu só posso fazer se estiver perto da meta. Se você pegar a minha carreira e as posições que joguei, sempre foi muito distante do gol. Isso não tem como mudar ou como fazer diferente, mas agora estou aqui com mais experiência, uma nova cabeça e um novo clube. Espero ajudar, chego com o coração aberto para ajudar”, ressalta.
Uma decisão fácil de ser tomada
Allano ressalta que a troca do Goiás pelo Criciúma fui muito simples de ser tomada. E ela se deu pela estrutura apresentada pelo Tricolor Carvoeiro. “Fácil. Simples: a grandeza e a estrutura do clube. O Centro de Treinamento e o Estádio são coisas maravilhosas. Para um profissional do futebol, fica muito fácil aceitar o convite. Eu fiquei muito feliz de vir para cá”, enfatiza.
O atacante jogou com o volante Higor Meritão em 2023. A amizade entre os dois facilitou a chegada de Allano. “De cara, ter um ex-companheiro no grupo (Higor Meritão), que foi campeão, em uma conquista importante, é muito mais fácil. Ele me deixou bem tranquilo, à vontade para me relacionar com os novos companheiros. No dia a dia, a gente vai sabendo um pouquinho mais de cada um e da história dos colegas, que eu penso que é importante para criar vínculo e uma grande família aqui”, pontua.
O novo contratado diz que está “confortável” no Criciúma. “É um grupo muito experiente e forte, que, além de tudo, trabalha forte. Hoje (Ontem), tive a oportunidade de trabalhar com os companheiros e a comissão técnica. Estou feliz e confortável. Me deixaram à vontade, estou me sentindo em casa e espero ajudar o mais rápido possível”, pontua.
Allano destaca que está apto a atuar, pois treinava normalmente no Goiás. “Estava treinando normalmente, no meu clube anterior. Agora é deixar tudo na mão do professor. Na hora que ele se sentir a vontade para me escalar para ajudar o clube, estarei disposto”, destaca.
Lições que ficam do rebaixamento em 2023
No ano passado, Allano foi rebaixado com o Goiás para a Série B do Brasileiro. Ele tirou algumas lições para a temporada desse ano. “A lição que tivemos foi de não deixar para depois. Tem que ser tudo para agora. A Série A não tem tempo de respirar. Todo jogo, todo minuto, todo palmo de campo é disputado e, se entrar ‘mais ou menos’, com certeza será muito difícil de reverter alguns placares. Então, temos que entrar superligados, desde o primeiro momento até o final”, diz.
Allano ressalta que Tencati já revelou onde vai utilizar o jogador.“O professor disse que vai me usar pelas beiradas. Tem alguns projetos na mente dele, que eu não posso revelar, senão complica. Mas ele sabe que eu gosto de jogar pela esquerda ou pela direita, sei jogar pelo meio. Onde ele me colocar, o mais importante vai ser ajudar”, comenta.
Cantor nas horas vagas
Allano também é rapper. Nas horas vagas, ele compõe músicas e canta. Mas só por hobby, segundo ele mesmo. “A parte da música é mais meu hobby mesmo. Nos momentos de lazer, eu gosto de cantar, escrever e compor um pouco. Isso também tira o estresse diário, faz a gente refletir algumas coisas. Eu prefiro escrever e cantar”, finaliza.