O jogo Hercílio Luz 2 x 0 Aimoré (RS), pelo Campeonato Brasileiro da Série D, disputado no estádio Anibal Torres Costa em 2023, está na lista de jogos suspeitos de manipulação do relatório anual de integridade da Sportradar, empresa líder global em tecnologia esportiva, além de parceira da CBF, Conmebol, Uefa e Fifa.
Não foi divulgado qual teria sido a suspeita de manipulação - se de resultado ou de cartão amarelo, por exemplo. O Brasil continua na liderança mundial de jogos suspeitos de manipulação, com 109 casos em 2023. Por outro lado, o país registrou redução de 29% em relação a 2022.
Os 109 eventos controversos no Brasil foram todos no futebol: 15 em competições organizadas pela CBF, e 94 pelas federações estaduais.
Jogo suspeito é todo aquele que exibe "provas contundentes" de viciação de resultados ou com indícios críveis de manipulação. A Sportradar afirma ter “limite alto” para essa classificação.
A Sportradar monitorou cerca de 9 mil partidas em 118 campeonatos nacionais e regionais. O Brasil é o país com maior número absoluto de jogos supervisionados pela empresa suíça, até porque é o país onde mais se pratica futebol no mundo.
Os 15 jogos suspeitos
- Tombense x Londrina - Série B
- Atlético Acreano x São Francisco-AC - Copa Verde
- União Rondonópolis x Interporto-TO - Série D
- Hercílio Luz x Aimoré - Série D
- São Raimundo x São Francisco-AC - Série D
- São Francisco-AC x Princesa dos Solimões - Série D
- Brasiliense x Interporto-TO - Série D
- Tuna Luso x São Francisco-AC - Série D
- São Francisco-AC x Águia de Marabá - Série D
- Humaitá-AM x São Francisco-AC - Série D
- Trem-AP x São Francisco-AC - Série D
- Operário Várzea-Grandense x Interporto-TO - Série D
- Anápolis x Interporto-TO - Série D
- São Francisco-AC x Humaitá-SC - Série D
- Tombense x Londrina - Série D
- Iporá x Interporto-TO - Série D.