Com Claudinho e Jonathan assegurados para a lateral-direita, na próxima temporada, o Criciúma buscou mais um jogador para a posição. Porém, não obteve sucesso. O São Paulo negou o empréstimo de João Moreira, de 19 anos. Com a provável venda de Nathan Mendes para o Red Bull Bragantino, o Tricolor do Morumbi deve utilizar o atleta no elenco de 2024. Moreira tem 19 anos e nacionalidade portuguesa. O jogador já defendeu o sub-19 do país Europeu.
O atleta sofreu com recorrentes lesões desde 2022. No fim daquele ano, Moreira operou o joelho após romper ligamentos do joelho esquerdo em um treino. Em julho deste ano, o luso-brasileiro voltou a ser relacionado por Dorival Júnior, no São Paulo, e, para ganhar ritmo de jogo, desceu para o sub-20 para participar de algumas partidas. Ele fez dois jogos na base e, em agosto, foi titular contra o América-MG, pelo Brasileirão.
Completamente recuperado, a chance na seleção brasileira sub-23 apareceu, mas novamente uma lesão lhe tirou a possibilidade de vestir a camisa do Brasil. Ele sofreu uma lesão grau 1 no posterior da coxa direita durante um treino da seleção brasileira sub-23 e foi cortado dos Jogos Pan-Americanos. O atleta deve ser aproveitado no São Paulo em 2024.
Sem liberar João Moreira, o São Paulo ofereceu o também lateral-direito Rai Ramos ao Criciúma, mas a diretoria carvoeira preferiu não seguir na negociação. O Ceará, então, assumiu a frente e ofereceu pagar os vencimentos de Raí Ramos para ter o jogador de 29 anos.