O sonho de se tornar um jogador de futebol, vestir a camisa da seleção, figurar nos grandes clubes da Europa ainda faz parte dos planos da maioria dos meninos e também meninas.
Muitos começam muito cedo, ainda nas escolinhas de futebol e projetos. Em seguida começam a maratona de testes e avaliações em categorias de base de clubes e uma hora a carreira explode.
Esse caminho, lento, difícil, que requer muita dedicação e trabalho por parte dos jovens está acontece na vida de Gabriel Schemes.
O jovem tubaronense de 16 anos atualmente joga nas categorias de base do Botafogo, no Rio de Janeiro. Gabriel esteve recentemente visitando os familiares e amigos e fez questão de visitar a escolinha onde tudo começou.
“Ele começou com a gente aqui no Clube de Campo com 7 anos e ficou até os 15. Dos 10 aos 12 anos ele foi monitorado pelo Athletico Paranaense, onde disputou campeonatos pelo Clube. Dos 13 aos 14 anos foi para o Internacional (RS), mas veio a pandemia e tudo parou”, explica o professor Laurence Silvestri, coordenador do Centro de Formação de Atletas do clube de Campo de Tubarão. Com a volta dos trabalhos, Gabriel foi para a base do Criciúma, onde Laurence era o treinador.
“Em 2022 fui para o Botafogo e estou lá até hoje. A gente treina no Engenhão e tem contato direto com o profissional. Sou muito grato a tudo que aprendi com o professor Laurence, que foi importante na minha formação e base. Estou muito feliz, pois além de estar num grande clube, com muita história, tem tudo para o Botafogo ser campeão brasileiro”, comenta Gabriel.
O professor Laurence comenta que o contato do Gabriel com os garotos da escolinha é importante, pois o exemplo de trabalho e perseverança pode fazer a diferença lá na frente, como fez na carreira de Gabriel.
A carreira do jovem está sob os cuidados do empresário João Paulo Tardim, muito conhecido no meio do futebol, tem em sua lista grande atletas como o Rafinha que joga no Barcelona e veste a camisa da Seleção Brasileira.