Estrelas do futebol nacional, reconhecidas mundialmente, têm apoiado o sonho de um futuro atleta tubaronense de apenas oito anos.
Ao ser questionado sobre o que quer ser quando crescer, João Lucas Schmitz Cunha é enfático: jogador de futebol. A paixão pela modalidade teve início aos três anos, segundo o pai.
“Eu sempre gostei de assistir ao futebol e o João, do nada, só nos acompanhando em casa, também passou a gostar”, explica Samir Cunha Fernandes.
Há algumas semanas, pai e filho gravaram um vídeo para as redes sociais onde João conta sobre o amor pelo esporte e cita também alguns de seus ídolos. Para a surpresa da família, atletas e ex-atletas iniciaram uma campanha de apoio ao garoto, mandando vídeos com palavras de afeto e incentivo.
Até o momento, Edmilson, Luizão, Anderson Polga, Gilberto Silva, André Santos e Dida são alguns dos ídolos que já deixaram um recado para o tubaronense. O ex-futebolista Roberto Carlos também está na galeria de apoios ao garoto.
“No vídeo que gravamos, João cita o Roberto Carlos como uma de suas inspirações. E o vídeo chegou até o Roberto. Ele mesmo gravou e mandou um recado e também os vídeos dos outros atletas”, conta Samir.
Aos quatro anos, João Lucas ingressou em uma escolinha de futebol na cidade. Na pandemia, precisou se afastar, mas agora segue os treinos no Centro de Excelência de Futebol e Futsal. “Ele também pratica judô, desde os quatro anos, mas o maior desejo dele é ser jogador de futebol. Ele já até me perguntou se existe faculdade para ser jogador e nutre esse sonho há um bom tempo”.
Tanto o pai Samir quanto a mãe, Samile, apoiam o garoto, que estuda no Colégio Legado. “Apoiamos o sonho dele e sempre explicamos que é preciso ter dedicação, estudo e foco, ter educação com os pais, treinadores e colegas de time ou adversários. Também mostramos que é possível viver do esporte de diversas maneiras, não sendo somente uma grande estrela mundial. Não pregamos que o mundo da bola é só o da fama e do estrelato, mas também uma profissão digna”, conta Samir.
Os ídolos também expressaram no vídeo a importância de João Lucas seguir estudando e se dedicando. “Não é um recado qualquer. É a mensagem de um atleta que sabe que ele foi o diferencial no mundo da bola e que é preciso apoiar o sonho desses garotos. Assim que viu os vídeos, João ficou enlouquecido”.
Os pais cuidam para manter a fase em que o João vive, da infância, no dia a dia dele, como no convívio com os amigos, nas brincadeiras de criança, com os estudos, tudo sem pular os estágios da vida. “Mas não adianta, o que ele respira é o futebol. Já chegamos a assistir partidas antigas, de antes de ele nascer, porque o João tem curiosidade e paixão pelo esporte. E a gente segue o apoiando, da melhor forma”.