Divina Arte
45 milhões de dólares! Algo em torno de 250 milhões de reais! Este foi o custo aproximado para a produção do filme “A paixão de Cristo” que tinha no elenco, astros como Mel Gibson. O filme arrecadou algo em torno de 512 milhões de dólares e continua rendendo. Bem, mas isto foi uma produção de Hollyood e com astros consagrados e nem se compara ao belíssimo trabalho do Grupo Divina Arte de Braço do Norte que com um investimento em torno de 20 mil reais produziu o filme “os últimos passos de Jesus Cristo”, lançado recentemente e que agora começa a rodar a região para apresentações gratuitas e encantando quem o assiste.
20 mil reais, só?
Sim! Reunindo membros do Grupo Divina Arte e tantos outros voluntários, pessoas simples, gente do comércio, donas de casa, comerciantes, pessoas que jamais imaginariam estar numa tela de cinema, foram se reunindo nos finais de semana ou após o expediente de trabalho, deixando filhos e pais em casa, percorreram a região em busca dos melhores cenários, se ajudaram, se divertiram, se emocionaram e voluntariamente produziram um filme que conta os últimos passos de Jesus, desde sua condenação à ressurreição. Lançado recentemente no Salão Comunitário no Rio Bonito/Braço do Norte e já apresentado com aplausos em Santa Rosa de Lima, além da história que narra os passos de Jesus, o filme é uma demonstração de coragem dos envolvidos, da capacidade do voluntariado, da importância do Grupo Divina Arte e trabalhos assim merecem e precisam do apoio do poder público e da comunidade, afinal as apresentações são gratuitas e divulgam em muito o nome de Braço do Norte. Lembrando que nenhum dos atores ou atrizes do filme receberam qualquer valor para atuar.
Papa Francisco
Um Argentino, um homem simples, um líder religioso que gostava de arrancar boas risadas, mas acima de tudo um Papa que deixou um bom legado, especialmente aqueles voltados a simplicidade do ser humano. Agora, enquanto o mundo assiste o velório e cerimônia de despedida, vivemos a ansiedade em saber quem será o novo Papa. Seria um Italiano, um Africano, um Americano, ou lá no apagar das luzes e no fumegar da fumaça branca podemos ter a surpresa de um Papa Brasileiro, dentre os muitos cardeais que nos representam?
Levantou poeira
Na música, Ivete Sangalo canta: Levantou poeira, mas em nada se compara a poeira que se levanta diariamente pelas ruas de Braço do Norte, para o desespero dos lojistas que vivem de balde, rodo, pano e espanador nas mãos. Um pouco por conta da operação tapa buraco, das obras rotineiras com casas e prédios sendo edificados, dos caminhões e veículos que trazem o barro vindo das estradas do interior, mas de uns tempos para cá, a poeira aumentou, incomoda, atrapalhar, confere uma paisagem feia para ruas e praças e por mais que a equipe de limpeza trabalhe, por mais que os lojistas varram e recolham, precisamos dar uma repensada, reunir CDL, poder público e outros, buscando quem sabe medidas que minimize a poeira urbana. Ah! E quando chove, a poeira toda vira lama e aí sim que a coisa fica feia e escorregadia.
Parabéns pelos três anos
E lá se foram três anos da enchente de 2.022, quando pontes foram arrancadas na região e até hoje os caminhões, ônibus, moradores e pedestres da região da Comunidade de Rio Pequeno ou para quem percorre as duas rodovias Braço do Norte/Rio Fortuna ou Braço do Norte/Grão-Pará seguem fazendo longos percursos, pois a ponte na Gruta na Comunidade de Rio Pequeno segue caída, matagal tomou conta e por mais promessas que já tenhamos ouvido de Governadores, Deputados, Defesa Civil e Prefeitos, continuamos na promessa. Mas, é aquele ditado né: “Povo calado, governo acomodado” e fora este colunista que volta e meia bate na tecla, de resto, um silêncio total.
Prefeito Lauro
Falando em ponte, fazer aqui justiça ao prefeito Lauro de Braço do Norte, conforme já noticiei aqui que postou vídeo na rede social e anunciou com fervor que em breve começam as obras das pontes na comunidade da Represa/Braço do Norte e Rio Pequeno, entre Grão-Pará e Braço do Norte. Se prometeu, agora vamos botar fé e aguardar!
Frase final
Na frase final, uma pergunta de um leitor que coloco aqui e diz o seguinte: “Agora que teremos a eleição para um novo Papa, se outras pessoas pudessem se candidatar além dos cardeais e tivéssemos na disputa Lula, Bolsonaro, Haddad, o presidente Trump ou o Ministro do STF Alexandre de Moraes, em quem você votaria”?