Venceu, mas não convenceu
Sabe aquele jogo de futebol, 90 minutos ali torrando a paciência, um golzinho lá no final, o jogo termina e você diz: “Venceu, mas não convenceu”! Pois é! Mais ou menos assim, segundo muitos foi a eleição da Cooperativa de Luz (CERBRANORTE) em Braço do Norte no último dia 22. Uns dizem que foi a campanha do tostão contra o milhão, até porque, no frigir dos ovos, outros diziam: “Coitados da turma da Chapa 2, como vão querer vencer as eleições, concorrendo com a poderosa Chapa 1”? E no final, deu Chapa 1 com 58% dos votos válidos contra 42% dos votos válidos computados para a Chapa 2.
Tá, mas e o jogo que não convenceu?
Sim, explicando então! Numa campanha que tomou as ruas, adesivos, buzinaços, bandeiras, blitz, propaganda volante, discursos, promessas e reuniões, a cidade entrou no clima, era barulho para todos os lados e todos já sabiam cantar: “É Chapa 1, é Chapa 1”, no ritmo de “nóis vai descer para BC, ou a chamada, gritando: “Vote Chapa 2, Vote Chapa 2”. Com toda a grandeza da campanha, todos imaginavam que as filas na votação seriam quilométricas, afinal, a cooperativa conta com 29 mil associados, 11 mil estavam aptos a votar, mas apenas algo em torno de 4 mil compareceram para votar.
Em briga política, em não me meto
Ué! O que aconteceu? Nenhuma das chapas conseguiu convencer nem a metade dos associados para comparecer nas urnas? E o barulho, as promessas, as conjunturas políticas, os acordos, os gastos (que não foram poucos), nada disto tirou nem metade dos associados de suas casas? Não, não tirou e o eleitor percebeu que a cooperativa estava minada de siglas partidárias, que em jogo não estava apenas o bem dos associados, que as esperanças da Chapa 2 até existiram, mas precisamos entender que o que levou Davi a derrotar Golias não foi a pedrada na testa e sim o padrinho que Davi tinha chamado Deus. E nesta eleição da Cooperativa, tudo o que a Chapa 2 não tinha era um padrinho poderoso, bem ao contrário da 1 que de tantos padrinhos, quase chegaram a se estranhar no meio do percurso. Resumindo, minha conta de energia chegou, sem descontos, sem os frutos das promessas, e como associado, só me resta quitar, deixar o barco andar aguardar as boas novas propagadas.
7 de setembro
Neste sábado às 15:30h no Estádio Lauro Koch, em Braço do Norte o 7 de Setembro, clube que representa o município na Copa dos Campeões, joga em casa, diante de sua torcida que se mostra animada depois da estreia da equipe no domingo (23), goleando o Araranguá, lá em Araranguá por 4 x 1. Então, para quem gosta do bom futebol, neste sábado os caminhos nos levam ao Lauro Koch para engrossar o grito de: “Vai 7, vai 7 ... rumo ao título e a chance de disputar o estadual de futebol não profissional.
Um sonho alimentado desde 2.017, finalmente vai para as telas nesta sexta-feira (28), no Centro Comunitário na Comunidade de Rio Bonito em Braço do Norte. Encabeçado pelo Grupo Divina Arte, com a participação de dezenas de atores e atrizes de Braço do Norte e região, com cenários em vários pontos do município, o público poderá assistir o filme: “Os últimos passos de Jesus”, baseado na história bíblica que apresenta Jesus desde sua prisão, julgamento, o martírio no calvário, sua morte e ressurreição. Técnicos, figurantes, elenco, diretores, familiares, convidados e o público certamente irão se encantar com o filme que após o lançamento irá ser apresentado em muitos outros eventos, nas redes sociais e mostrar o grande trabalho de todos que sonharam e agora assistem uma grande obra de arte e do cinema.
Frase final
11 juízes indicados politicamente, muitos deles envolvidos em processos nunca julgados, protegidos pela toga e a caneta se dão ao luxo de prender centenas de pessoas, muitas inocentes pelo ato do 8 de janeiro, prender senhoras idosas, afastar inocentes mães de seus filhos e aplicar 14 anos de prisão para uma jovem que rabiscou uma estátua usando de um batom. Pagaremos caro, mas cansei de avisar, então deixe os cães lambam as feridas, até que fiquem apenas os ossos e então, quem sabe os cegos começarão a enxergar.