noticias Seja bem vindo ao nosso site REDE DE COMUNICAÇÃO SUL BRASIL !

Brasil

Opinando & sugerindo

Rodolfo Bonetti

Publicada em 24/03/25 às 20:11h - 21 visualizações

REDE DE COMUNICAÇÃO SUL BRASIL


Compartilhe
Compartilhar a noticia Opinando & sugerindo  Compartilhar a noticia Opinando & sugerindo  Compartilhar a noticia Opinando & sugerindo

Link da Notícia:

Opinando & sugerindo
 (Foto: REDE DE COMUNICAÇÃO SUL BRASIL )

Chapa 1

 

Numa campanha que mobilizou Braço do Norte e Rio Fortuna, a Chapa 1 foi a vencedora na disputa pelas presidências (Geração e Distribuição) da CERBRANORTE (Cooperativa de Luz), eleição realizada durante o sábado (22). Alex Wiggers e Evandro Alberton Ascari (Distribuição) e Carlos Fornazza e Fabrício Willemann (Geração) obtiveram 2.346 votos contra 1.571 e 2.356 votos contra 1.538, respectivamente. Os novos eleitos assumem seus postos em breve, deixando para os associados a expectativa de que as promessas de campanha caminhem para a prática, lembrando que os verdadeiros “donos” da cooperativa são os associados, mesmo que estes não tenham comparecido na sua totalidade para o direito ao voto nas eleições realizadas.

 

Cooperativismo ou política?

 

Passada a euforia da campanha que na cooperativa, fica a pergunta: O que estava em jogo: A Cooperativa que pertence a todos, sendo a energia elétrica um serviço essencial, ou uma disputa política que em muitas vezes esquece do estatuto do cooperativismo em envereda para os interesses pessoais, projeções futuras e politiqueira? Afinal, coisas estranhas aconteceram em Braço do Norte nos últimos meses, para quem acompanha um pouco da política partidária! Me faz lembrar daquela música que diz: “Pedro que amava Maria, que amava Paulo, que amava João, mas João amava Madalena e esta amava Pedro e por se amarem tanto, ninguém amava ninguém”.

 

Vamos aos fatos

 

Nas eleições passadas na cooperativa, o atual presidente Maycon Niehues concorreu contra Lauro Boeing, hoje prefeito de Braço do Norte. Mas, um mandato depois, nestas eleições o prefeito foi às ruas pedir abertamente votos para a Chapa 1, apoiada pelo presidente Maycon, seu adversário a quatro anos. Nas eleições municipais (prefeito e vereadores) de outubro/2.024, o ex-prefeito Beto buscou fazer seu sucessor (Alan), concorrendo contra o atual prefeito Lauro. Mas nas eleições da cooperativa deste ano, apenas seis meses depois, o ex-prefeito Beto estava no mesmo palanque do prefeito Lauro, ambos apoiando a Chapa 1. Nas eleições municipais de outubro/2.024, Ricardo Medeiros, candidato a presidente da Cooperativa pela Chapa 2 foi o coordenador de campanha do atual prefeito Lauro, mas nas eleições da cooperativa de agora, Ricardo se lançou candidato contra o candidato apoiado pelo prefeito Lauro na Chapa 1. E se fossemos aqui relatar as outras “armações políticas”, visando o poder e as futuras projeções políticas, os associados ficariam pensando: “Afinal, estavam todos preocupados com a cooperativa e o sagrado estatuto do cooperativismo, ou o interesse partidário, as projeções políticas e o ego pessoal mais uma vez falou mais alto”? Sem mais comentários, pois tudo aquilo que os grandes decidem nos bastidores, está na cara que o povo, os eleitores e os associados são deixados de lado.

 

Murmúrios nos bastidores

 

Completando seus três primeiros meses à frente do Executivo Municipal, sente-se um certo desconforto nos bastidores em Braço do Norte, com alguns reclames populares que precisam de atenção imediata do Prefeito Lauro. Algumas secretarias, deslancharam, enquanto que outras buscam se encontrar. Alguns cargos comissionados emplacaram bem, enquanto que outros pouco fazem, não aparecem e apenas figuram no quadro. Algumas diretorias, a decisão foi acertada, enquanto que noutras, quem assumiu já arrumou encrenca com a equipe antiga e o desconforto está instalado. Prefeito! Percorra mais os postos de trabalho, ouça quem estava lá, quem tem anos de casa, ouça as pessoas, ouça as professoras, os pais dos alunos, os antigos motoristas e não ouça apenas quem o senhor indicou. Se agir assim, já vai perceber que tem peças que precisam ser remanejadas ou até sacadas do jogo.

 

Frase final

 

Na frase final, o convite é para que cada cidadão faça valer seus direitos e que as pessoas acordem para aquilo que os grandes decidem nos bastidores. É para que cooperativismo seja cooperativismo, política seja política, religião seja religião e futebol seja futebol. Não é de hoje que as pessoas ficam de fora, não são ouvidas e precisam engolir até caladas aquilo que o jogo de interesse lhes apresenta. E quando alguém de abraça pedindo um voto, prometendo milagres naquilo que vai fazer, analise os interesses e vamos começar a encontrar muitos lobos vestidos de cordeiros e o povo sendo feito de bobo.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 48996692153

Visitas: 351065
Usuários Online: 11
Copyright (c) 2025 - REDE DE COMUNICAÇÃO SUL BRASIL - O RD Notícias, ao longo dos últimos três anos, preparou-se para levar até você, com muito mais eficiência e agilidade, as principais notícias que acontecem em nossa região, no estado, no Brasil e no mundo.
Converse conosco pelo Whatsapp!