Um casal de atores de Fortaleza (CE) foi preso na manhã de quinta-feira (13), por suspeita de aplicar golpes para desvio de doações destinadas ao resgate de animais durante as chuvas e enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul.
De acordo com a Polícia Civil, a dupla foi identificada a partir de uma apuração do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deis), que integra a Força-Tarefa Cyber, contra estelionatos e fake news envolvendo as inundações no estado gaúcho.
Segundo o diretor da Divisão de Investigação Criminal do Deic, delegado Eibert Moreira Neto, os dois pegavam campanhas reais e faziam chaves Pix parecidas. “Inclusive, duas pessoas que eles forjaram as chaves Pix eram (de) duas influencers com bastante seguidores nas redes sociais, que defendem a causa animal”, disse ele.
Segundo a polícia, foram identificadas 234 chaves Pix que teriam sido criadas pelo casal. Somente no mês de maio, foram cerca de 50 chaves. Eles mudavam apenas um algarismo da chave real. O destino dos valores eram contas que teriam sido abertas pelos investigados com uso de documentos falsos.
Os nomes dos suspeitos não foram divulgados pelas autoridades. Porém, de acordo com o portal GZH, os citados são um ator e comediante e uma apresentadora de rádio, atriz e influenciadora digital. O casal Aldanísio Paiva e Regina Belo, ambos de 50 anos, reside em Fortaleza, numa casa onde foi cumprido mandado de busca pelos policiais. Com eles, foram apreendidos documentos falsos.
Conforme o delegado João Vitor Heredia, a dupla contava com o erro das pessoas quando fossem fazer o Pix para as campanhas.