Com apoio de 125 parlamentares, a deputada Carla Zambelli (PL-SP) afirmou que protocolará nesta quarta-feira (21) o pedido de impeachment do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) por comparar o assassinato de civis em Gaza ao Holocausto.
O protocolo ocorreria nesta terça-feira (20), mas foi adiado para tentar superar o recorde de apoios de parlamentares em um pedido de impeachment – de 124, contra a ex-presidente Dilma Rousseff (PT), mas que não foi levado adiante na época.
Lula afirmou que o assassinato de civis em Gaza pelo governo de Israel só foi equivalente ao Holocausto realizado pelos nazistas contra o povo judeu. A fala, no domingo, provocou reações da oposição no Brasil e até de parte da base aliada, além de crise diplomática entre o governo brasileiro e Israel.
Zambelli diz que Lula cometeu um crime de responsabilidade ao “cometer ato de hostilidade contra nação estrangeira, expondo o país ao perigo da guerra ou comprometendo-lhe a neutralidade”. “Se Israel está lutando contra o terrorismo, e Lula está contra Israel, ele está mostrando para o mundo terrorista que eles são bem-vindos aqui”, disse.