Reuniões importantes com resultados positivos. Essa é a avaliação dos deputados estaduais que compõem a missão internacional à Itália, que tem como objetivo estreitar laços comerciais, culturais e institucionais entre Santa Catarina e o país europeu. “Tratamos de assuntos importantes, abrimos as páginas de Santa Catarina para investimentos e para estreitar estas relações”, destaca o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Mauro de Nadal (MDB). O grupo iniciou a série de compromissos na última quinta-feira (07) na capital, Roma, com encontro realizado no Ministério das Relações Exteriores e Cooperação Internacional da Itália. Na ocasião, a comitiva reforçou o pedido pela criação de uma representação consultar italiana em Florianópolis, a qual atenderia todo o estado catarinense. “Temos possibilidade real de conseguirmos um escritório de embaixada do consulado italiano para nosso estado”, comemora o deputado delegado Egídio Ferrari (PTB). De acordo com o vice-ministro, Giorgio Silli, o pedido é viável. Isso porque estreitaria ainda mais os laços entre Itália e Santa Catarina, não somente para resolver questões burocráticas, mas também para incentivar temas culturais e econômicos. Caso isso ocorra, o pedido de Silli é por um espaço físico na capital catarinense. Em contrapartida, a Itália disponibilizaria dois funcionários de carreira. “É uma relação que estamos construindo junto com o governo da Itália com perspectiva de que no próximo ano tenhamos o consulado em nosso estado para que a gente possa atender de forma mais ampla os cidadãos de origem italiana”, ressalta o deputado Rodrigo Minotto (PDT).
Acordos comerciais e educacionais
Na sexta-feira (8), segundo dia em Roma, o grupo iniciou a agenda de encontros pela Embaixada do Brasil na Itália, onde foi recebido pelo embaixador Renato Mosca Souza. Na ocasião, foram apresentadas as potencialidades econômicas e turísticas de todas as regiões de Santa Catarina, assim como discutidos possíveis acordos comerciais para a exportação de produtos catarinenses ao país europeu. As lideranças catarinenses também tiveram reunião com o secretário-geral da Associação das Câmaras Italianas do Comércio no Exterior, Domenico Mauriello. Em pauta, ações para a facilitação de acordos financeiros entre Santa Catarina e Itália.
Ainda nesta sexta-feira, a comitiva visitou a Università La Sapienza di Roma, a maior da Europa, e foi recebida pelo professor Bruno Bota, pró-reitor de Relações Internacionais, e pela professora Donatella Stangio, delegada Sapienza para assuntos da América Latina. Na universidade, os parlamentares assinaram a renovação de um termo de cooperação junto à Universidade Estadual de Santa Catarina (Udesc). “Temos a possibilidade de fazer acordos de cooperação bilaterais com várias universidades do estado. Estamos esperançosos de levar facilitação para sermos o elo entre Sapienza e nossas universidades”, destaca o deputado doutor Vicente Caropreso (PSDB), coordenador da Frente Parlamentar Santa Catarina - Itália, na Alesc. Agora, a comitiva segue para a região da Calábria, onde assina mais termos de cooperação na área da educação, além de uma parceria entre a Assembleia Legislativa de Santa Catarina e o Consiglio Regionale della Calabria (equivalente a uma Assembleia Legislativa no Brasil). Acompanham o grupo, o deputado federal italiano Fabio Porta e o presidente da Câmara de Comércio Santa Catarina-Itália, Tullo Cavallazzi.