Hino de Santa Catarina
A mudança da letra do hino de Santa Catarina está sendo debatida na Assembleia Legislativa do Estado, e para debater a mudança, está sendo marcada para esta terça-feira uma audiência pública, porém, o que não quer calar é o porquê que deputados estão preocupados em mudar a letra do nosso hino do nosso estado, será que não há nada mais importante a tratar que venha de encontro ao desejo do catarinense? Tantas obras essenciais estão sendo deixadas de lado para discutir algo que, na verdade, é patrimônio de Santa Catarina. Devemos ter orgulho do nosso autor Horácio Nunes Pires que compôs a letra, e de José Brazilício de Souza, compositor da música. Nosso hino foi introduzido em 1892 e sancionada a lei estadual de 06 de setembro de 1895 durante o governo de Hercílio Luz.
Nomes de ruas
Em Laguna, parece que alguns vereadores não encontram o que fazer e vivem querendo trocar os nomes das ruas e avenidas. Eu, na verdade, não sou contra homenagear quem quer que seja, ao contrário, devemos sim, deixar registrados alguns nomes que marcaram nossa história, porém, para cada nome dado a uma rua ou avenida, sempre há um grande sentido e, não é justo trocar o nome para satisfazer alguns que, no verdadeiro sentido da palavra, desconhecem a história. Diversas ruas e avenidas já sofreram alterações, e isso, em hipótese alguma deveria ser permitido, pois, existem várias vias ainda sem nome que poderiam ser base de homenagem as ilustres personalidades.
Quem manda mais?
Na pacata cidadezinha de Laguna existe um reinado que nem o rei e tão pouco seu subordinado detém o poder, pois, o bobo da corte, que de bobo não tem nada, e ainda carrega em seu primeiro nome a letra R, acompanhada de CA, é quem dá as ordens, O suposto rei, coitado, só diz amém, assim como os demais capachos. Até quando isso irá permanecer, Laguna já tinha a fama de terra sem lei, e agora, de terra sem rei, é até engraçado e pode servir de inspiração para uma marchinha de carnaval que aliás, estará sendo discutido nos próximos dias, e, ao que tudo indica, não acontecerá, porém, os desmandos não param por aí!
O pau vai pegar
Dizem pelos quatro cantos da Laguna que o vice prefeito, homem que detém cerca de 80 cargos na atual administração e tem o poder sobre todas as secretarias, está trabalhando por trás das cortinas para ter seu nome aprovado na disputada ao governo municipal. Eu sempre digo, onde há fumaça, há fogo. O atual prefeito, por sua vez, vem buscando um espaço no partido do governador, porém, as portas estão trancafiadas a sete chaves e o mesmo é tratado como persona num grata na sigla. Bem melhor seria se ele abrisse mão da reeleição e deixasse a vaga para quem realmente quer governar para o povo e pelo povo! Se de fato o que se comenta acontecer, o pau vai pegar!