noticias Seja bem vindo ao nosso site REDE DE COMUNICAÇÃO SUL BRASIL !

Brasil

Projeto de Lei propõe retorno da informação de cidade e estado nas placas veiculares

Proposta em análise no Senado busca tornar obrigatória a exibição pública da origem dos veículos, visando facilitar a identificação e aprimorar a segurança no trânsito

Publicada em 20/07/23 às 22:46h - 23 visualizações

REDE DE COMUNICAÇÃO SUL BRASIL


Compartilhe
Compartilhar a noticia Projeto de Lei propõe retorno da informação de cidade e estado nas placas veiculares  Compartilhar a noticia Projeto de Lei propõe retorno da informação de cidade e estado nas placas veiculares  Compartilhar a noticia Projeto de Lei propõe retorno da informação de cidade e estado nas placas veiculares

Link da Notícia:

Projeto de Lei propõe retorno da informação de cidade e estado nas placas veiculares
 (Foto: REDE DE COMUNICAÇÃO SUL BRASIL )

Um Projeto de Lei de autoria do senador Esperidião Amin (PP-SC), o PL 3.214/2023, propõe alterações nas placas veiculares brasileiras, reintroduzindo a informação da cidade e estado de origem dos automóveis. A iniciativa, que está em análise na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) e, se aprovada, seguirá para votação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), também conta com a participação da população em uma votação online disponibilizada no site do Senado. O texto-base argumenta que a inclusão desses dados, que foram removidos com a implementação da placa Mercosul, é de suma importância para auxiliar as autoridades de trânsito e segurança na identificação dos veículos. Segundo o senador Amin, a proposta visa proporcionar maior praticidade na identificação de veículos em situações como infrações, roubos e furtos, além de outros crimes relacionados ao transporte. A placa cinza, utilizada antes da implantação da placa Mercosul, trazia na parte superior informações sobre a cidade e estado de emplacamento, facilitando a rastreabilidade dos automóveis. Essa medida, segundo o parlamentar, também contribui para fortalecer um "senso de identidade regional" e pertencimento, auxiliando na prevenção de acidentes causados pela falta de familiaridade com o trânsito local, além de facilitar o levantamento de estatísticas turísticas em cidades com grande fluxo de visitantes. Apesar da justificativa do projeto, é importante ressaltar que as polícias e outras autoridades de controle já possuem meios para consultar a origem de um veículo, bem como outras informações confidenciais, por meio de seus próprios sistemas. O PL 3.214/2023 ainda não detalha como essa mudança será implementada, levantando questionamentos sobre a possibilidade de retorno à padronização das placas cinza em todo o país ou a adição de uma etiqueta à placa Mercosul. Enquanto isso, as diretrizes atuais permanecem em vigor, sem alterações pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 48996692153

Visitas: 259065
Usuários Online: 123
Copyright (c) 2024 - REDE DE COMUNICAÇÃO SUL BRASIL - O RD Notícias, ao longo dos últimos três anos, preparou-se para levar até você, com muito mais eficiência e agilidade, as principais notícias que acontecem em nossa região, no estado, no Brasil e no mundo.
Converse conosco pelo Whatsapp!